O granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na virada de terça para esta quarta-feira provocou estragos em Rio Pardo, na região Central. Segundo a Prefeitura da cidade, houve destelhamento parcial em algumas residências.
De acordo com o secretário de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Rio Pardo, Róger Machado, foram recebidos 24 chamados de auxílio da população. “De ontem, das seis da tarde até o momento agora, já foram realizados 24 atendimentos. Todos no interior do município, em quatro localidades”, detalhou. “Foi um grande volume de granizo, bastante mesmo. Foi bem grave a situação”, avaliou Machado.
O secretário, cuja pasta coordena as atividades de Defesa Civil de Rio Pardo, relata que três equipes percorrem o interior do município para auxiliar as famílias e mensurar os prejuízos. “A gente está indo para o interior para fazer o levantamento dos danos”, completou Róger Machado.
Granizo em outras cidades
Municípios vizinhos de Rio Pardo, como Pantano Grande e Minas do Leão, também registraram queda de granizo. Em São Francisco de Assis, as pedras tinham tamanho de um ovo de galinha. Entre as localidades mais atingidas, destaque para Nova Esperança do Sul, Selbach, Jaguari, Arroio do Tigre e São Jerônimo. Também há relatos de granizo em Espumoso, Jari, Júlio de Castilhos, Quevedos, Toropi e Camaquã.
A Defesa Civil dos Estado afirmou, no final da manhã, que não houve registro de nenhuma emergência. A queda de granizo foi pontual, sem relatos de estragos ou danos graves por parte dos municípios.
TEMPO | Reiteramos, áreas de instabilidade com histórico de produzir granizo avançam para a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha. pic.twitter.com/GHHZ1Tbcyn
— MetSul.com (@metsul) August 19, 2020