Assembleia aprova indicação de Renato Azeredo como novo conselheiro do TCE

Egresso do TCE, Azeredo vai ocupar a vaga aberta pelo conselheiro Pedro Henrique Poli de Figueiredo, que se aposentou em maio

TCE divulgou informações sobre economia em órgãos públicos | Foto: Arquivo/TCE
Foto: Arquivo/TCE

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, a indicação de Renato Luís Bordin de Azeredo para assumir um dos cargos de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Em votação virtual, 51 deputados avalizaram a nomeação. Não houve voto contrário. Azeredo teve o nome escolhido pelo governador Eduardo Leite após análise de lista tríplice.

Egresso do TCE, Renato de Azeredo vai ocupar a vaga aberta pelo conselheiro Pedro Henrique Poli de Figueiredo, que se aposentou em maio. Antes da votação em plenário, ele havia sido sabatinado pela Comissão de Finanças da Assembleia. Após esse processo, o novo conselheiro é nomeado pelo governador e empossado pelo presidente do TCE, Estilac Xavier.

Entenda

Dos sete conselheiros do TCE, só dois são considerados técnicos, por se tratarem de servidores do quadro e indicados em lista tríplice, pelo Ministério Público de Contas (MPC) e o Pleno do Tribunal.

É prerrogativa do governador definir esses dois nomes, a partir da lista, além de um terceiro, de livre escolha. Nessa última cota, o ex-deputado estadual Alexandre Postal (MDB) se tornou conselheiro, ao ser indicado pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB). A Assembleia Legislativa define as outras quatro cadeiras e também sabatina os escolhidos antes da posse.