Eleições fazem com que 120 servidores estaduais saiam de licença para concorrer

Secretarias da Educação e de Segurança Pública tiveram maior número de solicitações

Foto: Oxana Lerner Ascom/Smarh

Levantamento preliminar do governo estadual, solicitado com exclusividade pelo Correio do Povo, mostrou que 120 servidores estaduais se licenciaram para concorrer nas eleições deste ano. Entre eles, a maioria está ligada às secretarias de Educação e de Segurança Pública.

A pesquisa leva em consideração os dados atualizados até a manhã desta terça-feira. Segundo a lei eleitoral, todos os servidores que pretendem concorrer na eleição deste ano precisaram se afastar dos cargos até o sábado passado, dia 15 de agosto. Na secretaria da Educação, foram identificados 29 do magistério e outros 5 servidores de escola. Na Secretaria de Segurança Pública, pediram licença 32 servidores da Polícia Civil e 23 da Brigada Militar.

Outros 15 eram da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, entre analistas e profissionais técnicos de nível médio e especial da Fepagro. Na Saúde foram seis servidores; e na Fazenda, três. A Procuradoria-Geral do Estado teve dois pedidos de licença. No Instituto Geral de Perícias, no Meio Ambiente e Infraestrutura e na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, foram um em cada órgão.

Dezesseis afastados na Prefeitura de Porto Alegre  
A Prefeitura de Porto Alegre também registrou o afastamento de servidores. Foram 16, sendo que seis eram da área da educação; três do Desenvolvimento Social e Esporte; e três da Saúde. Além disso, dois saíram do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, e um da Segurança e um da Habitação. A prefeitura também contabilizou 26 cargos em comissão que solicitaram exoneração para concorrerem.