Quase 1,3 mil profissionais de enfermagem contraíram Covid no RS; seis morreram

Trabalhadora de dois hospitais de Pelotas é a vítima mais recente

Foto: Alina Souza / CP Memória

Em uma nota de pesar, o Conselho Regional de Enfermagem confirmou, nesta segunda-feira, a sexta morte de um profissional da área, em razão do novo coronavírus, no Rio Grande do Sul. A técnica de Enfermagem Patrícia Zóia, de 40 anos, não resistiu à doença e faleceu, em Pelotas, na terça-feira passada. O exame confirmando a Covid-19 saiu no sábado.

Patrícia era funcionária do Hospital São Francisco e da Santa Casa de Pelotas. No comunicado, o Coren lamenta a morte da técnica e transmite solidariedade e força a familiares, amigos e colegas da profissional.

O Conselho também salienta que o Rio Grande do Sul já contabiliza 1.293 trabalhadores da área contaminados pelo coronavírus, de acordo com o Observatório da Enfermagem. Além de Patrícia, morreram dois funcionários do Hospital Conceição, um do Clínicas, um do Municipal de Novo Hamburgo e um do Centenário, de São Leopoldo.

“Com este cenário, onde a curva de infectados não reduz e as UTIs permanecem superlotadas – Pelotas, onde Patrícia trabalhava e faleceu, é o maior exemplo atual disto – o Coren-RS vem mais uma vez ressaltar que gestores e autoridades reforcem ações na luta contra a pandemia”, salienta o órgão.

O Conselho defende o isolamento social e que colegas da Enfermagem sejam protegidos, seja com o uso de equipamentos necessários e adequados para exercer a função, seja com o afastamento de profissionais de grupo de risco.