Pesquisa sinaliza falta de condições para retorno presencial em escolas da rede estadual

Levantamento do Cpers Sindicato ouviu representantes de 730 escolas estaduais de 253 cidades

O Cpers Sindicato divulgou hoje a análise preliminar dos resultados de uma consulta online às comunidades escolares da rede estadual sobre a capacidade de retomada das aulas presenciais, suspensas em março em razão da pandemia de coronavírus. A sondagem sinaliza falta de condições para que o retorno ocorra neste momento.

Para 86% dos participantes da sondagem, não é possível voltar antes da vacina. Apenas 6% responderam que é, e os demais afirmaram não saber. Entre os pais, 84% disseram que não devem mandar os filhos à escola antes da disponibilização de uma vacina. Outros 5% opinaram o contrário e 11% afirmaram não saber. Para 77%, a Educação Infantil deve ser a última modalidade a retomar o ano presencialmente.

Sobre as perguntas aplicadas a servidores em regime de plantão durante o período de pandemia, o levantamento mostra, ainda, que 71% relataram que que a escola não fornece máscaras com a frequência necessária para os profissionais nos plantões. Para 70%, a escola não dispõe de espaços físicos adequados para atender alunos mantendo distanciamento social e em ambiente arejado.

Já as equipes diretivas também não veem condições de retorno agora. Para 91,9%, a escola não conta com recursos suficientes para investir em estrutura para receber alunos e adquirir os equipamentos de proteção individual (EPIs) na quantidade necessária. Outros 81% entendem que a escola não dispõe de um número adequado de profissionais de limpeza para realizar a higienização necessária.

O universo da pesquisa compreendeu mais de 3 mil respostas de integrantes de equipes diretivas, professores, funcionários, pais e estudantes. Dessas, 1,7 mil foram consideradas válidas, conforme o sindicato. Foram contemplados representantes de 730 escolas estaduais de 253 cidades. Os questionários foram captados entre 27 de julho e 12 de agosto, e os dados foram consolidados pelo Dieese.