UTIs de Porto Alegre atendem recorde de 339 pacientes com a Covid confirmada

Setores atendem outras 29 pessoas que, embora com sintomas, ainda ainda não receberam laudo comprovando a doença

Foto: Ricardo Giusti/CP

Hospitais públicos e privados de Porto Alegre atendem, na noite desta quarta-feira, 339 pacientes em leitos de UTI adulto com diagnóstico confirmado de Covid-19. O número é considerado recorde, desde março, quando a cidade registrou os primeiros casos da doença.

De acordo com o monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde, outras 15 pessoas, também com teste positivo para o novo coronavírus, recebem tratamento em salas de emergência, aguardando vaga em leitos de terapia intensiva.

De outro lado, as UTIs atendem 29 pessoas que, embora com sintomas de Covid, ainda ainda não receberam laudo comprovando a doença.

Somados, os 368 pacientes em UTIs com suspeita ou confirmação de Covid equivalem a 49,5% do total de doentes em estado grave, consideradas todas as enfermidades.

Se forem considerados, ainda, os 15 pacientes com Covid em emergências, o total de pessoas em estado crítico sobe para 383 – quatro a menos que o recorde geral, registrado na sexta-feira passada (387).

Das 17 UTIs existentes em Porto Alegre, oito atendem com lotação acima de 90%, na noite desta quarta. Entre os hospitais que recebem pacientes de Covid, a situação é mais crítica no Moinhos de Vento (100%) e no da Restinga e Extremo-Sul (114% de lotação). Já o índice geral de ocupação de leitos de UTI é de 89,5%.

O quatro também revela que, nas UTIs pediátricas, há oito crianças com suspeita de Covid e uma com a doença confirmada.