“Rio Grande será elevado a outro patamar”, diz Ernani Polo sobre status sanitário de zona livre de aftosa

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul foi reconhecido com o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Como o secretário estadual da Agricultura que solicitou ao Mapa as auditorias na estrutura e no sistema de defesa sanitária animal, o deputado Ernani Polo (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa, celebrou a conquista. “Ver uma notícia dessas estampada nos jornais é ver um sonho transformado em realidade. O Rio Grande será elevado a outro patamar. Ganham os gaúchos”, afirmou o parlamentar na manhã desta quarta-feira (12), acrescentando que a alteração ajudará na conquista de novos mercados para a proteína animal gaúcha.

Polo, que coordenou a Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa, agradeceu o empenho da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do governador Eduardo Leite (PSDB), e do atual secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, destacando a participação fundamental do Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal), presidido por Rogério Kerber, entidades, associações, federações e de todos que atuaram em consenso para o avanço do status sanitário. “Em nome deles, agradeço a todos que lutam juntos para dar continuidade ao trabalho de quase 20 anos e chegar a esse momento da conclusão de uma etapa primordial para o avanço do nosso status sanitário, que irá se consolidar com a confirmação da conquista pela Organização Mundial de Saúde Animal”, avaliou.

O agradecimento foi estendido ao ex-governador José Ivo Sartori e ao ex-vice José Paulo Cairoli que, nas palavras de Polo, sempre deram “total e incondicional apoio nessa luta”, permitindo acenar ao Ministério da Agricultura a intenção do Rio Grande do Sul de avançar sobre a questão da vacinação contra a febre aftosa, que agora obtém o avanço do status sanitário. “Por isso, me sinto satisfeito e com a consciência do dever cumprido, reconhecendo que foi com trabalho e esforço coletivo de centenas de pessoas, que chegamos a essa grande conquista”, disse.

Saiba mais
O reconhecimento consta da Instrução Normativa 52, assinada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na noite de terça-feira, com validade a partir de 1º de setembro. A partir de agora, a mudança será comunicada à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), que concede a certificação da evolução do status sanitário.

O documento do Mapa também reconhece como áreas livres de vacinação os Estados do Acre, Paraná, Rondônia e regiões do Amazonas e de Mato Grosso.