A Prefeitura de Porto Alegre detalhou, em live nesta quarta-feira, mais uma etapa da ampliação do cercamento eletrônico, que identifica a passagem de veículos em entradas e saídas da cidade. Ainda em agosto, serão instaladas mais 186 câmeras em 76 pistas de 20 regiões diferentes. No total, a capital vai passar a contar com 348 leitoras de placas, mais que o dobro do número atual. Os equipamentos começaram a ser instalados em 2018.
O objetivo é que todos os veículos que entrarem ou saírem de Porto Alegre tenham as placas verificadas pelo sistema. O plano prevê que 110 das 186 câmeras sejam instaladas em vias internas, além de pardais e lombadas em 68 localidades.
As câmeras de monitoramento, segundo a prefeitura, contribuíram para reduzir as ocorrências de furto e roubo de veículos em 61%, desde 2018, quando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deu início à implantação. Conforme o gerente do projeto, Gabriel Meneghetti, o sistema detecta, hoje, um terço dos veículos furtados e roubados, permitindo que sejam recuperados em 36% das situações.
“Nos 26 meses de funcionamento do sistema, a gente já detectou 2.443 veículos roubados, 952 deles foram recuperados. Chegamos a 1 milhão e meio de monitoramentos por dia”, disse Meneghetti.