Vereador João Carlos Nedel testa positivo para Covid

Com cerca de 600 servidores, Câmara Municipal ainda não havia registrado casos da doença

Vereador João Carlos Nedel. Foto: Guilherme Almeida/CMPA

Com aproximadamente 600 servidores, a Câmara Municipal de Porto Alegre registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus. O presidente do PP municipal, vereador João Carlos Nedel, recebeu o diagnóstico positivo no fim de semana. Desde a semana passada, ele já vinha apresentando sintomas e redobrou os cuidados na quarentena. Com 78 anos, o vereador integra o grupo de risco. O progressista está bem, porém apresentou febre, dor no corpo e falta de paladar. Recentemente, Nedel participou de reuniões com lideranças políticas de partidos diversos para discutir as eleições em Porto Alegre.

Desde a metade de março, a Câmara Municipal suspendeu as sessões presenciais e prorrogou a adoção do teletrabalho, ao menos até o fim de agosto. A atuação remota busca esvaziar a circulação de pessoas e consequentemente do vírus no Parlamento. Desde então, ficou proibida a entrada de pessoas no prédio sem o uso de máscara. Dos cerca de 600 trabalhadores, entre vereadores, servidores do quadro, cargos comissionados e terceirizados apenas 40 seguem atuando presencialmente no prédio, salienta o diretor-geral da Câmara Municipal, Eduardo Battaglia Krause.

“Em função das medidas que adotamos ainda em março, tivemos somente o caso do vereador Nedel. Se formos considerar o nosso quadro, que conta com cerca de 600 funcionários, o cenário, graças a Deus, está muito bom”, considera.

Krause menciona que, durante esse período, ao menos quatro servidores registraram quadros gripais, passaram por exames, que não constataram a presença do vírus. Com um deles atua em um gabinete parlamentar, o local passou por higienização. A equipe médica composta por quatro profissianais atua em regime de revezamento.

Pujol redobra precaução 

Em função do primeiro caso da doença, o presidente da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Pujol (DEM), de 80 anos, adiantou que vai redobrar os cuidados, mesmo atuando, majoritariamente, de forma remota. “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Esse ditado, antigo, nunca foi tão atual nos dias de hoje. E obedecendo a orientações do serviço médico da Câmara Municipal, ficarei de pré-quarentena durante esta semana. Cancelei todos os meus contatos presenciais e somente farei contatos virtuais”, afirmou.