Marchezan reúne-se com empresários e anuncia retorno da construção civil a partir de segunda-feira

Decreto de regulamentação deverá ser publicado até este sábado

Foto: Anselmo Cunha / PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se, na manhã desta sexta-feira, com representantes de entidades empresariais e comerciais para discutir o plano de retomada gradual das atividades econômicas. As videoconferências com diversos setores da sociedade fazem parte da rotina do Executivo desde março, quando foi necessária a adoção de medidas de restrição de circulação de pessoas para conter o avanço do novo coronavírus na Capital.

A videoconferência com a construção civil foi a primeira desta manhã. Marchezan disse aos empresários que o setor será liberado, com restrições, para voltar às atividades na próxima segunda-feira (10). O decreto de regulamentação deverá ser publicado até este sábado (08).

“Contamos com a ajuda de vocês para conscientizar seus colaboradores que o vírus é perigoso. Precisamos gerar uma mensagem de união da cidade contra a doença”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Segundo o prefeito, o momento atual é diferente de março, quando pouco se sabia na prática sobre a pandemia. “O cenário hoje é mais confortável porque temos maior número de pessoas imunes e o crescimento de casos está estabilizado. No entanto, o ponto negativo e de atenção é que a ocupação de leitos segue elevada”, ressalta.

O prefeito fez uma breve apresentação da situação epidemiológica. Na manhã desta sexta-feira, 718 leitos de UTI estavam ocupados (87%), sendo que 331 (40%) de pacientes confirmados com Covid-19 e outros 45 (5%) de pessoas com suspeitas da doença. Porto Alegre registra 9.532 casos e 421 óbitos. “Somos a segunda capital com maior número de leitos por habitante e avançamos muito em testes. Hoje, percentualmente testamos mais que Coreia, Uruguai e Alemanha”, diz.