Governo vai usar aplicativo para rastreamento de casos de coronavírus no RS

Se ferramenta identificar alto risco de infecção, o usuário vai ser convidado a fazer teste gratuito em posto de saúde

O governo estadual pretende ampliar a testagem da população, com o rastreamento de casos, através do programa Testar RS. Um termo de cooperação com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), assinado nesta quinta-feira, vai permitir a organização dos postos de testagem para Covid-19 e o uso do aplicativo do projeto Dados do Bem, tanto para coleta quanto para processamento de informações, incluindo o resultado dos testes.

Conforme o governo, antes do programa Testar RS, o Estado fazia em média mil exames RT-PCR por dia. A previsão é de que agora seja possível realizar oito mil por dia, com busca ativa dos contactantes de casos que deram positivo.

O Dados do Bem é uma ferramenta desenvolvida por médicos, cientistas e pesquisadores. Ele usa inteligência de dados e mapeamento para analisar a evolução da imunidade na população. Com isso, consegue identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 se desenvolve.

A partir do termo de cooperação, o Idor se compromete a disponibilizar gratuitamente o uso do aplicativo ao governo gaúcho, fornecendo todos os dados e suporte técnico para utilização e operação. À Secretaria de Saúde, cabe a operação dos postos de testagem e a disponibilização de testes, insumos e profissionais habilitados para a realização dos exames, de acordo com os critérios e protocolos médicos definidos pelas autoridades governamentais competentes.

COMO VAI FUNCIONAR

Baixe o aplicativo
Clique aqui para baixar o aplicativo Dados do Bem.

Faça a autoavaliação
O usuário responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. É importante ser sincero.

Teste em caso de risco
Caso a ferramenta identifique um alto risco de infecção por Covid-19, a pessoa pode ser convidada, pelo próprio aplicativo, a fazer um teste gratuito em um posto de testagem credenciado pelo Estado nas cidades, com data e hora para comparecer ao local.

Se der positivo
Após realizar a testagem, o usuário recebe o resultado possivelmente no dia seguinte, dependendo de alguns aspectos da logística do ponto de testagem. Em caso positivo para Covid-19, ele pode indicar cinco pessoas com quem teve contato para que façam a autoavaliação pelo app. Elas poderão ser convidadas a fazer o teste também. Todos deverão cumprir isolamento, para evitar contaminação.

É com base nos resultados dos exames que o aplicativo vai gerar dados que auxiliarão o governo a planejar melhor as ações de contenção da Covid-19.