Detento do Central morre infectado pela Covid; óbito é o 4º em cadeias do RS

Estado já contabiliza mais de 400 presos infectados pelo vírus. PEJ registrou três mortes

amapergs presídio central
Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Subiu para quatro o número de apenados mortos em decorrência do coronavírus no sistema carcerário gaúcho. Nessa madrugada, um detento de 26 anos que cumpria pena na Cadeia Pública de Porto Alegre (ex-Presídio Central), veio a óbito durante atendimento médico no Hospital Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre.

A vítima, que testou positivo para Covid, teve insuficiência respiratória aguda, causada pela tuberculose. As três mortes anteriores haviam sido registradas na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). O sistema carcerário gaúcho contabiliza, hoje, 409 presos infectados pelo vírus.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informaram que a direção do Central adotou todos os protocolos sanitários em relação ao apenado que faleceu, atendido na UBS local e transferido para o Vila Nova.

Devido à propagação do coronavírus entre os detentos do local, a Justiça chegou a interditar a Cadeia Pública por duas semanas, impedindo a entrada de novos presos a restringindo a transferência deles em alas da casa prisional a fim de estancar o contágio. O Judiciário reviu a decisão, na terça passada, após o governo ter apresentado um plano de prevenção da pandemia dentro do complexo.

Conforme informativo da Secretaria da Administração Penitenciária, o Central contabiliza, hoje, 30 presos em isolamento, diagnosticados com a doença. Dos 409 detentos que testaram positivo, 249 deles cumprem pena na PEJ. O sistema prisional ainda acompanha 165 casos suspeitos, 42 deles no Presídio Estadual de Rio Grande.