Decreto reabre comércio sem limitação de horário, até domingo, em Porto Alegre

Medida entra em vigor em um momento em que o sistema de saúde se aproxima de 400 pessoas internadas em UTIs e emergências com sintomas do novo coronavírus

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, publicou, no fim da tarde, o decreto que autoriza a abertura do comércio varejista na capital, até domingo. A medida passa a valer nesta sexta-feira. Assim, lojas de rua, shoppings, centros comerciais, Camelódromo e o Mercado Público, de forma parcial, terão permissão para funcionar, ao longo dessas 72 horas, sem limitação de horário. A medida entra em vigor em um momento em que o sistema de saúde se aproxima de 400 pessoas internadas em UTIs e emergências com sintomas do novo coronavírus.

A decisão se deu após uma reunião entre Marchezan e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. “Esta é uma regra excepcional, para que o comércio possa aproveitar as vendas do Dia dos Pais”, afirmou o prefeito.

O Mercado Público também fica autorizado a abrir 24 horas com ocupação máxima de 25% da capacidade. Não é permitido o acesso às bancas, e o funcionamento deve ocorrer com os portões fechados, à exceção dos espaços com acesso pela Praça XV de Novembro e avenida Borges de Medeiros, onde clientes e funcionários farão a medição da temperatura corporal antes de entrar. Quem estiver com febre acima de 37,5ºC não vai ter acesso ao local. Estabelecimentos de alimentação poderão atender exclusivamente pelos sistemas de pegue e leve (takeaway) e telentrega (delivery). Em nota, a associação dos comerciantes divulgou que, nesta sexta, o Mercado funciona das 8h30min às 18h.

Segundo o decreto, salões de beleza e barbearias também podem atender ao público com equipes reduzidas e restrição do número de clientes em simultâneo. A lotação nas salas de espera ou de recepção não pode exceder a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio. Também devem ser observadas a distância mínima de 4 metros entre os clientes e as regras de higienização.

As praças de alimentação de shoppings e centros comerciais não foram autorizadas a abrir, assim como bares e restaurantes de rua. Para a próxima semana, está sendo elaborado um planejamento de retomada gradual dos demais setores, em conjunto com as entidades empresariais e comerciais de Porto Alegre.

Mesmo que o cenário sanitário seja adverso e que o sistema de saúde esteja próximo do limite, o secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre, Bruno Miragem, garante que o prazo de 72 horas de funcionamento, não representa “risco expressivo” de contágio da doença.

“Vai ser um prazo curto de três dias. O ponto de vista epidemiológico foi levado muito em consideração ao entendermos que essa abertura não representa risco expressivo (de contaminação). Obviamente, vamos estar controlando para não haver aglomerações. A medida serve até de teste para o futuro, tanto da população quanto dos agentes econômicos”, considera.