O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta quarta-feira que 10% da população mundial contraiu a Covid-19 e o restante permanece vulnerável ao vírus. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Ryan disse que, de acordo com os estudos sorológicos, o número de pessoas com anticorpos para o coronavírus – ou seja, que já foram infectadas – é relativamente baixo. “Em muitos casos, menor que 10%. Isso quer dizer que, a nível global, 90% ainda está suscetível à doença”.
Durante transmissão online para responder dúvidas do público, Ryan explicou como uma pandemia termina. “Esse vírus vai continuar criando infecções até que ele se esgote ou então que nós o esgotemos”. O diretor acrescentou que isso mostra que ainda há um “longo caminho para queimar”, e voltou a defender medidas de controle, como testagem e distanciamento social.
Ryan acrescentou que casos de uma doença pandêmica seguem sendo registrados por muito tempo depois do surto global, em níveis menores. “É importante notar que o aumento sazonal que temos agora para a gripe são os remanescentes da pandemia de 2009 de influenza”.