A cidade de Santana do Livramento registrou neste domingo o quinto óbito pela Covid-19. Trata-se de um homem de 79 anos. No início da semana passada, o paciente sentiu-se mal em casa, devido a complicações cardíacas e grave crise respiratória, sendo hospitalizado no Sanatório Casmer de Rivera, no Uruguai, onde faleceu hoje.
A Prefeitura de Dom Pedrito também confirmou nesta manhã a morte de uma moradora da cidade de Camaquã por Covid-19, que estava internada na UTI da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, desde 27 de julho. O óbito ocorreu na noite desse sábado, devido a comorbidades e complicações da paciente, de 27 anos, que desenvolveu uma trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar.
Com esses registros, chega a 1.973 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul, conforme levantamento da Rádio Guaíba, com base nos dados dos municípios. O levantamento estadual divulgado nesse sábado cita 1.947 óbitos, entretanto, deixa de fora outras 26 mortes que já foram reportadas pelas prefeituras. De acordo com a SES, o Estado registrou ontem 3.772 novos casos da Covid, o que eleva o total de casos no Rio Grande do Sul para 70.456. Em relação aos recuperados, a Secretaria informou que 60.410 pacientes já se recuperaram da doença. O número representa 86% dos casos registrados até o momento.
Pendentes
Levantamento da Rádio Guaíba aponta que 26 mortes ainda não aparecem no boletim oficial, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Seguem pendentes de registro, contudo, quatro das 91 de Novo Hamburgo, duas das 347 mortes de Porto Alegre, duas das 66 de Rio Grande, além de duas das 76 de Bento Gonçalves, duas das 11 de São José do Norte e uma das 67 de Viamão. Também não foram computadas duas das 60 mortes de São Leopoldo, duas das 53 de Caxias do Sul, duas das seis de Arroio dos Ratos e duas das quatro de Butiá. Ainda anunciaram óbitos, fora do boletim estadual, as prefeituras de Camaquã, Gravataí (60º), Santana da Boa Vista (1º), Santana do Livramento (5º) e Pelotas (19º).