Pandemia complica acesso ao FGTS por trabalhadores que já se aposentaram

Caixa orienta a fazer operação via aplicativo

Foto: Alina Souza/CP

Aposentados que seguem trabalhando na empresa pela qual recebem o benefício vêm encontrando dificuldades em acessar o valor correspondente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em função da pandemia de coronavírus. Até março, esses trabalhadores recebiam o valor do Fundo no mesmo mês do depósito, em conta-corrente. Entretanto, com a Medida Provisória 927, que autoriza as empresas a deixar de depositar os valores correspondentes a março, abril e maio, as contas ficaram com o status de inativas, provocando a necessidade de os idosos se deslocarem até as agências da Caixa Federal para poderem voltar a receber o benefício.

O drama de muitos desses aposentados reside nas informações desencontradas fornecidas pela instituição na hora de regularizar a situação. O banco fala que é possível fazer o procedimento pelo aplicativo FGTS, mas muitos não conseguem. Outros vêm enfrentando dificuldades até mesmo para obter o atendimento presencial para resolver o problema.

De acordo com um desses aposentados, que prefere não se identificar, a situação vem ocorrendo com frequência na agência situada na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. No local, funcionários do banco que fazem a triagem no atendimento impedem, segundo ele, acesso de quem tenta resolver o problema de forma presencial.

Questionada, a Caixa informou que, com a pandemia, precisou restringir atendimentos presenciais nas agências, mantendo apenas alguns serviços essenciais – como o auxílio emergencial. Como esse procedimento (reativação da conta de FGTS) não é classificado dessa forma, não é possível resolver o impasse em uma agência.

Ainda de acordo com a nota enviada pela Caixa, “os trabalhadores aposentados com direito à movimentação da conta vinculada, que no mês março receberam o crédito automático do Fundo de Garantia em conta bancária, cujos recolhimentos foram suspensos em virtude da medida provisória, voltarão a receber automaticamente, a partir do mês de julho, os valores de FGTS recolhidos pelos empregadores, por meio do crédito em conta, até 31/07, não havendo a necessidade de comparecimento à uma agência da Caixa”, detalha.

O banco ainda ressalta que vai concluir o processamento de todos os pagamentos até esta sexta-feira, sem que se tenha de fazer algo no aplicativo. Isso vale para o trabalhador aposentado que já tinha realizado esse procedimento anteriormente, tanto no canal digital quanto no presencial.

Quanto à efetivação de saques a que tiver direito, o banco assegura que o trabalhador pode solicitar o saque pelo aplicativo FGTS, disponível para download nas plataformas Google Play e App Store. No caso do trabalhador aposentado, por meio da opção “outras situações de saque”, motivo “aposentadoria” e indicação da conta bancária para crédito.

Procedimento, de acordo com a Caixa, que deve ser feito a partir da próxima semana, caso o beneficiado tenha tido algum problema com o pagamento a ser efetuado a partir desta sexta-feira.