Penitenciária de Rio Grande registra surto com 27 casos de Covid-19

Em torno de 100 detentos seguem em isolamento por contato com positivados, devendo ser testados em breve

Foto: Seapen/Suespe/Divulgação

A Penitenciaria Estadual de Rio Grande (Perg) registra um surto de casos de coronavírus. Conforme o secretário de Saúde da cidade, Maicon Lemos, entre presos e agentes penitenciários, o local já soma 27 casos confirmados da doença. O município já pediu mais testes para prover reforço na testagem e triagem dos internos da casa prisional.

“O município disponibilizou testes para monitoramento inicial. Temos uma equipe de aproximadamente 15 profissionais de saúde que fazem o monitoramento inicial, para que possamos manter os infectados isolados em uma área específica da penitenciária”, explica. Todos permanecem assintomáticos, segundo Lemos.

Já foram aplicados em torno de 300 testes no local. Em torno de 100 detentos seguem em isolamento por contato com positivados, devendo ser testados em breve.

A população carcerária da Perg é de cerca de mil detentos, de diversas cidades da região, que foram transferidos devido a obras nos presídios de origem. Uma norma recém instituída estabelece que todo preso que entra no sistema fica 14 dias em isolamento. A partir disso, é identificada a contaminação ou não.