Santa Casa de Porto Alegre abre mais 17 leitos exclusivos para Covid-19 nesta quarta

Complexo prometeu, de início, 80 vagas, mas vai chegar a 90

Foto: Alina Souza / CP

A Santa Casa abre, nesta quarta-feira, mais 17 leitos de UTI adulto destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes da Covid-19. De acordo com o diretor médico da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Kalil, com essa ampliação o hospital chega a 90 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus 73 deles já em operação.

Além disso, a Santa Casa também deve inaugurar, até o fim da semana, 10 leitos de UTI no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, do qual é mantenedora e administradora. “Isso também deve servir um pouco para desafogar o sistema da Região Metropolitana, pois sabemos que pelo menos metade dos pacientes que vem pra cá não é da capital”, lembra Kalil.

O aumento das internações, conforme Kalil, levou a Santa Casa a fazer “uma campanha forte” com a população, reforçando a importância do distanciamento social. “Temos visto que, apesar de abrirmos leitos, a ocupação deles é muito rápida”, enfatiza. Kalil assinala ter sido possível observar, nos últimos dias, uma possível tendência de estabilidade no número de pacientes. “Mas não dá pra gente cravar isso, porque é uma doença traiçoeira. Um dia está tranquilo e, em questão de horas, podemos ver a coisa aumentar de forma dramática.”

Além disso, Kalil reitera que a gravidade dos pacientes com a Covid-19 resulta em tempo de internação prolongado, que chega a três ou quatro semanas em algumas situações.

Desde junho, o Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa, que havia sido destinado para os atendimentos da Covid-19, opera com lotação praticamente total, seja nas UTIs ou nos leitos de enfermaria.

Os 17 leitos novos serão instalados em uma área destinada para o novo coronavírus no Hospital Santa Clara. No total, serão 48 leitos no Pereira Filho e 42 no Santa Clara. “Tínhamos prometido 80 vagas, mas como vimos que a situação realmente se agravou muito rápido, acabamos em 90”, ressalta Kalil, reforçando que a expectativa da Santa Casa é que se mantenha a estabilização nas internações.