Porto Alegre: fiscalização interdita dez lojas que descumpriam decreto que restringe comércio

Mais de 21 mil estabelecimentos foram vistoriados desde março

Foto: Juliane Soska/SMDE PMPA

O Escritório de Fiscalização interditou, nesta terça-feira, dez estabelecimentos em funcionamento em Porto Alegre. O fechamento decorre do descumprimento do decreto 20.639, que restringe as atividades comerciais como forma de conter o avanço do coronavírus na cidade.

Um dos locais, uma loja de calçados e vestuário, atendia na rua Coronel Vicente, no Centro Histórico. Agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) lacraram o local, em um contêiner na esquina com a avenida Júlio de Castilhos.

Entre as empresas interditadas, uma revenda de veículos, uma barbearia, uma loja de cosméticos, uma loja de chocolates, uma agência de modelos, uma loja de produtos de pesca, um salão de beleza, uma loja de recarga de cartuchos e tintas e uma loja de artesanato.

A ação integra a operação Esforço Concentrado, que desde março já fiscalizou mais de 21 mil estabelecimentos comerciais industriais e de serviços.

Nessa segunda-feira, uma ação integrada contra o comércio ilegal, conduzida pela Delegacia do Consumidor, já havia interditado um depósito com 3,6 mil produtos sem procedência, entre calçados e roupas, com apoio de fiscais da SMDE, Brigada Militar, Procon Porto Alegre e Guarda Municipal.