Nível do Guaíba sobe 43 centímetros durante a madrugada

Segundo a MetSul Meteorologia, vento soprando na direção sul provocou alta do Guaíba; não há risco para a região das ilhas

Mesmo com alta no nível do Guaíba, não há risco de enchente | Foto: Brayan Martins/PMPA/Divulgação CP
Mesmo com alta no nível do Guaíba, não há risco de enchente | Foto: Brayan Martins/PMPA/Divulgação CP

O vento sul provocou uma significativa alta no nível do Guaíba na virada da sexta-feira para este sábado. Segundo a MetSul Meteorologia, a medição no Cais Mauá, em Porto Alegre, foi de 1,72 metro na madrugada. Na manhã de sexta, o nível do estuário era de 1,29 metro. A alta registrada no período foi de 43 centímetros.

O serviço de análise climática lembra que o Guaíba vinha baixando na última semana com o tempo seco, o vento na direção norte e a gradual queda na vazão dos rios em outras regiões. Nas últimas horas, as rajadas alcançaram, pelo menos 50 km/h na direção oposta. Na parte norte da Lagoa dos Patos, a velocidade do vento foi ainda maior.

A MetSul ainda pontua que, com a rotação do vento para oeste e a diminuição da velocidade e da frequência das rajadas, o Guaíba já começou a baixar rapidamente. Não há risco para as ilhas com os níveis atuais, não tendo ocorrido chuva volumosa. No início do mês, a chuva provocou a alta de afluentes e do próprio Guaíba, causando transtornos aos moradores de regiões ribeirinhas.