Dez profissionais tiveram contato com Leite no Hospital de Charqueadas

Governador inaugurou leitos no Hospital de Charqueadas horas antes de confirmar contágio pelo novo coronavírus; funcionários não apresentaram sintomas

Eduardo Leite visitou leitos de UTI no Hospital de Charqueadas | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Eduardo Leite visitou leitos de UTI no Hospital de Charqueadas | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Horas antes de anunciar que testou positivo para a Covid-19, na sexta-feira, o governador Eduardo Leite visitou o Hospital de Charqueadas. No ato, foram abertos leitos de UTI no município da região Carbonífera. Diversas autoridades estiveram presentes na inauguração, entre elas a secretária da Saúde, Arita Bergmann; o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli; e o prefeito Simon Heberle.

Mesmo usando máscara, Eduardo Leite teve contato com profissionais do Hospital de Charqueadas. A visita do governador foi guiada pelo diretor da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal Molin. De acordo com a administração da unidade (veja nota abaixo), cerca de dez colaboradores tiveram contato com Leite. Entretanto, nenhum dos funcionários apresentou sintomas nas últimas horas. Caso alguém venha a sentir-se mal, o Hospital de Charqueadas prevê o afastamento imediato do profissional do trabalho.

Em fotos divulgadas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, Leite e os demais presentes na inauguração aparecem usando máscaras e equipamentos de proteção individual.

Eduardo Leite afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, não ter sintomas da Covid-19. O governador garantiu que vai respeitar o isolamento social e que seguir trabalhando de casa.


Nota do Hospital de Charqueadas:

O Hospital de Charqueadas já tem como prática implantada o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) adequados e a higienização, com produtos específicos, após visitas, ou mesmo nas rotinas de trabalho. Após o início da pandemia, o Hospital reforçou esses cuidados.

Cerca de dez colaboradores tiveram contato com o governador Eduardo Leite e, todos eles, seguiram os protocolos de segurança. Nenhum apresenta sintomas. É rotina já instaurada, o afastamento de qualquer funcionário que apresente sintomas relacionados à Covid-19.

Também destacamos que o Hospital de Charqueadas repassa orientações para todos os profissionais como forma de evitar a proliferação do novo coronavírus, seja no ambiente profissional ou mesmo em casa.

Estamos engajados na luta para resguardar a saúde de todos e reforçamos o pedido de que, quem puder, fique em casa.

Luiz Carlos Rocha
Diretor-geral do Hospital de Charqueadas