Com 11 UTIs acima de 90%, Porto Alegre volta a bater recorde de pacientes com sintomas de Covid

Pelo menos dez pacientes com a doença confirmada seguem em emergências, aguardando remoção

Foto: Alina Souza/CP

O número de leitos destinados a pessoas adultas em estado grave, com sintomas de Covid-19, chegou a 338, na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre. A marca, recorde desde o início da pandemia, representa 49,77% dos 679 pacientes internados nessa situação, entre todos os tipos de enfermidades.

Nesta quinta, a Secretaria Municipal da Saúde passou a divulgar, também, o número de pessoas com sintomas da doença colocadas em leitos de emergência, mas aguardando vaga em UTI. Há 22, no total, dez com Covid e 12 com outras doenças.

No momento, a cidade contabiliza 286 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus em leitos de UTI e mais dez em vagas de emergência, esperando remoção. Outras 42, também em estado grave, recebem atendimento com sintomas da doença, embora sem teste confirmado.

O índice geral de ocupação de vagas de UTI é de 88,18%, mas em 11 dos 17 hospitais, os setores para pacientes graves atendem com 90% ou mais de lotação. Além disso, nem todas as casas de saúde recebem pacientes infectados pelo coronavírus, pelo fato de se dedicarem a outras especialidades.

Entre os quatro principais hospitais de referência para a Covid, o Clínicas atende 81 pacientes com a doença; a Santa Casa, 45; o Conceição, 39, e o Moinhos de Vento, 34. Exceto na Santa Casa, todos atingem ao menos 90% de ocupação. No Moinhos, o índice se mantém em 100%.

Porto Alegre tinha, até o início da noite, 257 mortes atribuídas ao coronavírus, com 7.033 casos confirmados da doença.