Sindisaúde-RS protesta por ampliação de testagem para coronavírus entre profissionais da saúde

Sindicato também questiona a falta de pessoas habilitadas para atuarem na linha de frente

Foto: Divulgação / Sindisaúde

A diretoria do Sindisaúde-RS realizou manifestação em frente ao Palácio Piratini na manhã desta segunda-feira, durante visita do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello. Cerca de dez pessoas seguraram cartazes com dizeres como “Testagem já! Para todos os trabalhadores”. 

Conforme o presidente do sindicato, Julio Jesien, o pleito é por testagem para coronavírus dos profissionais da saúde com maior frequência. “Assintomáticos podem estar contaminando colegas dentro dos hospitais. Neste momento, os trabalhadores têm três vezes mais chances de se contaminar. A julgar o Hospital de Clínicas que recentemente mudou o protocolo de testagem, se percebe um aumento exponencial. Já está próximo de ultrapassar 500 trabalhadores contaminados”, disse Jesien. Ainda segundo ele, o Grupo Hospitalar Conceição já registrou três óbitos de funcionários em razão da COVID-19.

O sindicato também questiona a falta de pessoas habilitadas para atuarem na linha de frente. “Não são todos os hospitais que têm treinado e com qualidade os profissionais da saúde”, reclamou Jesien.