Farroupilha vai à Justiça por abertura de comércio e restaurantes

Prefeitura do município, que segue em bandeira vermelha, prepara Ação Civil Pública solicitando mudanças na classificação do distanciamento controlado

Foto: Gleici Trois / Divulgação

A Região da Serra, incluindo Farroupilha, permanece na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado para conter o contágio pelo novo coronavírus. O governador Eduardo Leite anunciou a decisão após a análise de recursos encaminhados pelo Observatório Regional de Saúde e da associação de municípios da região (Amesne).

Conforme o prefeito Pedro Pedrozo, Farroupilha lamenta a decisão do governo e diante disso, prepara uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, através do Departamento Jurídico do Executivo.

A ação objetiva medidas mais brandas em relação ao regramento estipulado a fim de que restaurantes possam atender clientes de forma presencial restrita, nas modalidades à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço e em até 25% do teto de ocupação.

O pedido de liminar também se refere ao comércio, para que possa atender presencialmente, limitando a um cliente por atendente, respeitando o teto de ocupação e as demais normas de segurança sanitária.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, Farroupilha registra 535 casos confirmados de Covid-19. O município já teve oito óbitos em razão da doença causada pelo novo coronavírus.