Rio Caí segue em elevação e passa dos 9m neste domingo

Defesa Civil já se prepara para possíveis novas remoções

Foto: São Sebastião do Caí / Divulgação

O nível do rio Caí mantém o movimento de subida iniciado no fim da madrugada deste domingo. De acordo com a medição mais recente, às 14h, as águas chegaram a 9,08 metros e a situação é de alerta das equipes da Prefeitura e Defesa Civil Municipal.

Além de manter e dar toda a assistência para as 39 famílias desalojadas desde a noite de terça-feira, a Defesa Civil já se prepara para possíveis novas remoções. “Tivemos no início do dia uma estimativa de chuva que teria caído na Serra que nos foi repassada pela Metsul Meteorologia. O fato é que estamos todos de prontidão para atender a comunidade, seja qual for o pico do rio”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Griebler.

São Sebastião do Caí é uma das quatro cidades gaúchas que, conforme a Defesa Civil, já decretaram situação de emergência em razão das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Rio Taquari

A Defesa Civil estadual também monitora as condições de outros rios, como o Taquari, que voltou a subir neste domingo. Na atualização das 12h, a marca era de 12,32min, 90 centímetros a mais que a hora anterior.

Rio dos Sinos

Mesmo com o nível do Rio dos Sinos próximo dos sete metros, a cidade de Novo Hamburgo não registra desabrigados, até o momento. De acordo com a Defesa Civil do município, cerca de 180 famílias tiveram problemas com alagamentos e algumas optaram em ir para a casa de familiares. A Rodoviária Normélio Stabel, no bairro Pátria Nova, está funcionando como ponto de arrecadação de doações neste domingo das 13h às 17h. A maior necessidade é por itens como colchões, cobertores, travesseiros e roupas de cama.

Guaíba

Mesmo com a chuva registrada na madrugada deste domingo em Porto Alegre, o nível do Guaíba apresentou redução na medição na altura do Cais Mauá. Conforme dados do Monitoramento Meteorológico de Porto Alegre e Região Metropolitana (Metroclima), a marca era de 2,34m na tarde de hoje, depois de marcar 2,61m, apontado pelo Metroclima como um dos mais altos registros nos últimos 80 anos.