Twitter suspende mais de 50 contas sobre supremacia branca

Ação ocorreu dias após a publicação de um relatório do Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo (GPAHE)

Divulgação Twitter

O Twitter informou, nessa sexta-feira, que suspendeu mais de 50 contas sobre supremacia branca por não cumprirem as políticas da rede social contra o extremismo violento. “As contas em questão foram suspensas por violar nossas políticas sobre extremismo violento”, informou à Agência France Presse (AFP) um porta-voz do Twitter, confirmando uma reportagem da rede americana de televisão NBC News.

A ação ocorreu dias após a publicação de um relatório do Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo (GPAHE). De acordo com o estudo, a propaganda dirigida pela rede supremacista branca Generation Identity é “galopante” no Twitter e no YouTube. “Nesse ponto, é bem aceito que a supremacia branca é uma ameaça tão importante para gerar atos terroristas de letalidade maciça internacionalmente quanto outras formas de extremismo”, concluiu o relatório.

A investigação da GPAHE encontrou 67 contas no Twitter para células do Generation Identity em 14 países, com quase 140 mil seguidores. Essa contagem não incluía contas individuais de membros do grupo, como o líder não oficial Martin Sellner, que chefia uma célula austríaca, de acordo com a organização.

No YouTube, a GPAHE encontrou pelo menos 12 países representados por 31 células do Generation Identity com aproximadamente 86 mil inscritos, segundo o relatório.