Cerca de 50 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e levadas para um local seguro na madrugada desta quarta-feira na cidade de Igrejinha. A ação ocorreu devido ao transbordamento do Rio Paranhana. Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntário da cidade, choveu 124,6 mm em 24 horas na cidade, e as áreas mais prejudicadas ficam no bairro XV de Novembro.
As famílias desabrigadas foram encaminhadas para o barracão luterano, conforme a Prefeitura, que pede auxílio na doação de cobertores, travesseiros e alimentos. Os donativos podem ser entregues diretamente na Escola Balduíno Robinson, localizada na rua Tristão Monteiro. Em caso de emergência, o contato com Corpo de Bombeiros Voluntários pode ser feito pelo telefone 193 ou com a Defesa Civil (51) 99327-5245.
Em São Sebastião do Caí também foi feito trabalho de remoção das famílias atingidas pela segunda enchente em duas semanas. O rio Caí marcou 12,10 metros, às 8h de hoje, e permanece subindo no trecho do município. A previsão é que alcance o patamar de 13,14 metros às 17h desta quarta-feira.
Segundo as equipes da prefeitura e Defesa Civil Municipal, que fazem o trabalho de atendimento aos desabrigados, 27 famílias com 91 pessoas no total, entre adultos e crianças, estão abrigadas no ginásio de esportes do bairro Rio Branco. Todas receberam máscaras, álcool em gel e passaram por medição da temperatura corporal, além de estarem colocadas com o devido distanciamento entre as famílias.
Em Montenegro, o rio Caí ainda não atingiu o nível de inundação, que é de 6 metros, mas está muito próximo, já que a cota atual é de 5,74 metros e o nível continua subindo. Estima-se que, até às 17h, o nível do rio chegue a 6,84 metros no município.
Os boletins extraordinários estão sendo enviados para os órgãos de Defesa Civil. O Serviço Geológico do Brasil está acompanhando o comportamento da cheia na bacia dos rios Caí e Taquari.