Devido à elevação dos rios, sobe para 492 o total de pessoas fora de casa em função das enchentes que atingem o Estado. A passagem de um novo ciclone extratropical trouxe estragos em ao menos dez cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com a mais recente atualização da Defesa Civil Estadual, 310 pessoas estão desabrigadas (em abrigos públicos) e 181 desalojadas (em casa de amigos ou parente).
O temporal também resultou em um óbito na cidade de Caxias do Sul. Um homem acabou morrendo após deslizamento de pedras atingir a residência em que estava nessa terça-feira. Uma mulher também ficou ferida e foi socorrida pelo Samu.
Até o momento, as cidades de Santa Rosa, Caxias do Sul, Lajeado, Ijuí, Santa Teresa, São Sebastião do Caí, Maquiné, Estrela, Candelária e Espumoso procuraram ajuda junto à Defesa Civil Estadual.
A situação mais crítica ocorre em São Sebastião do Caí, onde o rio Caí segue em elevação. Segundo a Defesa Civil, 320 casas foram afetadas por inundações. Até o final da manhã, 91 pessoas já tinham sido retiradas de casa e levadas para o ginásio Rio Branco. Em Lajeado, 145 pessoas – o que representa 48 famílias – estão abrigadas no Parque do Imigrante. Em razão da cheia do rio Jacuí, uma família da cidade de Espumoso já precisou ser retirada de casa.
Elevação dos rios preocupam
A previsão de elevação das bacias hidrográficas preocupa a Defesa Civil. O monitoramento das águas é constante. Sem ainda constar no boletim da Defesa Civil Estadual, a cidade de Igrejinha também registra cerca de 50 famílias fora de casa em razão do transbordamento do Rio Paranhana. As famílias desabrigadas foram encaminhadas para o barracão luterano, conforme a prefeitura.
Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil através do telefone 193.