Sintomas de Covid atingem quatro em cada dez pacientes em UTIs de Porto Alegre

Taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva é de 83,2% nesta quarta-feira

Foto: Ricardo Giusti/CP

O número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto em Porto Alegre relacionados à Covid-19 representa, na noite desta quarta-feira, 39,2% do total de internações. Dos 602 pacientes em UTIs adulto, 236 tiveram sintomas de infecção pelo novo coronavírus: 195 deles com diagnóstico positivo e 41 com suspeita da doença. A taxa de ocupação é de 83,2%.

Os dois hospitais referência para atendimento de pacientes com a Covid-19 – Hospital de Clínicas e Hospital Nossa Senhora da Conceição – atendem 110 pacientes confirmados ou suspeitos, o que representa 46,6% das internações. A taxa de ocupação na UTI adulto no Clínicas é de 84,5% e, na do Conceição, de 92%.

Conforme o diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Paz, a ocupação na UTI Covid se mantém acima de 90% há quase 10 dias. “Estamos muito tensos e aflitos com tudo isso”, destacou.

O Conceição agora, conforme Paz, resolveu suspender todos os atendimentos eletivos, mantendo somente aqueles estritamente necessários, além das visitas a pacientes, para evitar que haja um maior fluxo de pessoas e. consequentemente, maior circulação do vírus.

A expectativa é que a situação se mantenha no mesmo nível nos próximos dias. “Na semana passada tivemos dias de ocupação em 100%, agora estamos mais próximos dos 90%, mas esperamos que nas próximas duas semanas isso melhore, esperamos começar a enxergar no cotidiano as consequências do maior distanciamento, esperamos realmente que isso aconteça”, declarou.

Há poucos dias, de acordo com Paz, o Conceição implementou uma tecnologia de exames que permite tirar mais rápido a dúvida sobre os casos suspeitos de Covid-19. “Isso permite que a gente possa manejar os pacientes e as ocupações de uma forma mais efetiva”, explicou.

*Com informações da repórter Jessica Hübler/Correio do Povo