Polícia Civil realiza ação contra quadrilha de roubo de veículos em Porto Alegre, Alvorada e Canoas

Operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais tem como alvo principal um detento com tornozeleira eletrônica

Houve o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e outros quatro mandados de prisão | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

A Polícia Civil deflagrou ao amanhecer uma operação para desarticular uma quadrilha responsável por diversos roubos de veículos e assaltos a motoristas de aplicativos na Capital e na Região Metropolitana. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob comando dos delegados Marco Guns e Rafael Liedtke. Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e outros quatro mandados de prisão em Porto Alegre, Alvorada e Canoas. Três detenções já foram efetuadas.

O principal alvo é um detento com tornozeleira eletrônica. Ele é suspeito de ter participado em 2016 de um roubo a estabelecimento comercial que resultou na morte de duas vítimas, uma delas um policial militar. O apenado possui antecedentes criminais por homicídio doloso tentado, tráfico de drogas, receptação e extorsão.

Segundo as investigações da DRV, o criminoso utilizava perfil falso cadastrado em um aplicativo de transporte de passageiros para solicitar chamadas. Quando o motorista chegava ao local informado, o bandido anunciava o assalto e, sempre com uma arma de fogo, roubava os pertences pessoais e o próprio veículo da vítima, empreendendo fuga imediata.

Conforme os agentes, a quadrilha atuava em duplas na maioria das vezes para roubar os veículos e se aproveitava de um momento de distração das vítimas para agir, sempre mediante grave ameaça. Após o roubo, os automóveis levados tinham seus sinais identificadores adulterados e clonados, como placas automotivas, numeração de vidros, chassi e motor. Os veículos muitas vezes eram utilizados para a prática de novos roubos de veículos ou repassados para outros grupos criminosos envolvidos em assaltos a estabelecimentos comerciais e roubos de cargas.