Novo ciclone provoca chuva abundante a partir desta terça no RS

Defesas Civis emitiram alertas à população

Foto: Alina Souza / CP Memória

Um novo centro de baixa pressão vindo do Paraguai forma um novo ciclone, extratropical, sobre o Rio Grande do Sul. Assim, se espera chuva abundante e ventos fortes, a partir desta terça.

Nas áreas da Serra, Grande Porto Alegre e litoral Norte, podem se registrar volumes de 150 a 200 milímetros em algumas localidades. Com isso, a Defesa Civil adverte para risco de alagamentos, inundações, transbordamento de arroios e deslizamentos de terra, sobretudo em algumas cidades (veja abaixo).

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva atinge todo o território gaúcho ainda pela manhã. Há risco de temporais isolados em pontos da metade Norte, região que registra volume menor de chuva.

Em Porto Alegre, chuva deve ser intensa. A mínima fica em 11°C, e a máxima não ultrapassa os 15°C.

Mínimas e máximas no RS

Torres 11°C / 17°C
Vacaria 9°C / 15°C
Santa Cruz 10°C / 15°C
Santiago 7°C / 12°C
Pelotas 6°C / 14°C
Santiago 7°C / 12°C

Defesas Civis emitem alertas à população

Na tarde de hoje, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para possibilidade de inundação e alagamentos em cidades como Alvorada, Campo Bom, Encantando, Estrela, Gravataí, Lajeado, Montenegro, Muçum, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Sinimbu. O alerta é válido para as próximas 48 horas.

Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal alertou para a possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte (de 30 a 60mm/h ou de 50 a 100mm/dia), acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento (de 60 a 100km/h) e queda de granizo.