Defesa Civil de São Leopoldo monitora rio do Sinos

Nível do rio chegou a 4,30 metros

Foto: PMSL / Divulgação / CP

A Defesa Civil de São Leopoldo monitora o nível do rio do Sinos, que chegou a 4,30 metros. Com a constatação de nível superior a 3,50 metros, o órgão mantém o protocolo de monitoramento intensivo. Segundo o coordenador técnico do órgão, Fabiano Camargo, a marca está acima do nível de normalidade de 2,50 metros.

“O nível se mantém estável e sem apresentar riscos no momento. Lembrando que o primeiro local a ser atingido é a rua da Praia, quando o rio do Sinos fica superior aos 4,50 metros”, explica.

Ele salienta que a Defesa Civil também aproveitou a oportunidade para revisar os critérios para ativação do protocolo de alerta conforme disposto no Plano de Continência para Inundações de São Leopoldo (PLACON). A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) não descarta mais períodos de chuvas ao longo desta segunda-feira.

Em São Sebastião do Caí, volta a preocupação para os moradores das áreas ribeirinhas. Por volta das oito horas da manhã desta segunda-feira, o rio Caí já tinha passado dos 7,50 metros, cerca de cinco metros acima do nível normal, o que colocou as autoridades locais em estado de alerta. Segundo a Defesa Civil, caso seja confirmada a previsão de mais de 60 milímetros de chuva na Serra, a partir desta terça-feira, uma segunda enchente pode ocorrer em menos de sete dias na cidade.

Balanço da Defesa Civil no RS

Ainda há cinco pessoas fora de suas casas no Rio Grande do Sul após a passagem de um ciclone na última semana. Conforme levantamento da Defesa Civil gaúcha, a redução foi registrada de sábado para domingo. Itatiba do Sul é a única cidade gaúcha que ainda tem desalojados.

O número de municípios que registraram junto ao órgão algum estrago em decorrência do mau tempo segue em 30. Da mesma forma, Lagoa Vermelha e Iraí ainda seguem como as únicas cidades que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul.