Covid-19: Marchezan afirma que “estamos correndo o risco de que pessoas morram sem atendimento”

Novas restrições entram em vigor nesta terça-feira

Foto: Mauro Schaefer/CP

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, alertou, em entrevista à Rádio Guaíba na manhã desta segunda-feira, que se não diminuirmos a circulação estaremos correndo o risco que pessoas morram, nas próximas semanas, sem atendimento por conta da superlotação das UTIs. Segundo ele, 30% dos leitos da Capital estão ocupados por infectados pelo novo coronavírus.

“O que nós precisamos agora, e por isso estamos fechando parques e praças, é dar um sinal para a sociedade. O sinal é que estamos correndo o risco de que pessoas morram em algumas semanas sem atendimento. Então muito mais do que qualquer outra questão imunológica, isso é um sinal para que as pessoas fiquem em casa”, afirma.

Marchezan disse ainda que o executivo municipal está adotando a única forma de conter o avanço da Covid-19. A partir de um novo decreto publicado nesta segunda, apenas serviços essenciais irão funcionar na capital gaúcha a partir desta terça-feira. “Infelizmente, as nossas projeções se confirmaram e a única forma que temos de conter isso, é conter a circulação. É com tristeza que a gente toma essa medida”, explica.

O decreto 20.639 prevê, entre outras restrições, o fechamento por 15 dias de salões de beleza, academias, comércio e serviço de chips e aparelhos telefônicos e comércio de veículos. Somente estão autorizados a funcionar o comércio e os serviços considerados essenciais. Haverá novo controle de entradas em supermercados e hipermercados, com lotação máxima de 50 por cento do estabelecimento e do estacionamento, além de recomendação para que apenas uma pessoa por família acesse o local. O Mercado Público e o Mercado do Bom Fim estarão fechados ao público, sendo permitido apenas os sistemas de tele-entrega e pague e leve.

Fica permitido o funcionamento das lotéricas com acesso externo e um cliente para cada atendente. Ferragens e comércio de materiais de construção podem abrir com equipes reduzidas e com restrição do número de clientes, na proporção de um cliente para cada atendente, sendo vedada a formação de filas, internas e externas, e a aglomeração de pessoas. Missas e cultos só podem acontecer por meio de captação audiovisual, com o ingresso no estabelecimento apenas da equipe técnica.

O comércio de ambulantes em parques e praças está proibido. Desde o último sábado os parques Moacyr Scliar, que é o trecho 1 da Orla do Guaíba, Gabriel Knijnik, Germânia, Chico Mendes e Harmonia estão interditados. Na avaliação de Marchezan o fechamento desses locais foi exitoso e respeitado pela população.

“Nos parques fechados a população respeitou. Mas no sábado de sol o índice de circulação foi muito mais elevado do que nos sábados anteriores. A gente entende que as pessoas estejam cansadas, mas não há força da máquina pública que consiga segurar toda a circulação das pessoas. Nós precisamos da colaboração da sociedade”, declara o prefeito.

A partir de quinta-feira, haverá bloqueio de vale-transporte para trabalhadores de estabelecimentos que não estão autorizados a funcionar. Os pagamentos em dinheiro serão aceitos em todos os horários, porém, se o fluxo de passageiros não diminuir, a prefeitura poderá suspender essa forma de pagamento. Marchezan prometeu que até a próxima quarta-feira a prefeitura irá disponibilizar um endereço eletrônico para que o passageiro do transporte público possa consultar se o seu vale-transporte foi bloqueado em função do decreto.

“A gente vai buscar o bloqueio, através da tecnologia, do vale transporte de atividades que não são permitidas nesse momento. A gente sabe que algumas empresas que mesmo com a proibição estão cobrando os empregados que comparecem no trabalho, então isso vai contribui para que a legislação seja cumprida. Vamos publicar na quarta-feira uma lista onde o cidadão vai poder consultar se o seu vale transporte foi bloqueado”, ressalta.

Também a partir desta terça-feira estarão fechados os bolsões e estacionamentos públicos e será proibido estacionar na Área Azul. Quem estacionar entre 7h e 19h em uma das 5 mil vagas da Área Azul será multado em R$ 195, receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e terá o veículo removido. As vagas em torno de hospitais seguem em operação.