Com mais sete mortes, sobe para 748 total de óbitos por Covid-19 no RS

Estado possui mais de 32 mil infectados pela doença

Foto: Divulgação / CP Memória

Com mais sete mortes reportadas por prefeituras gaúchas, o Rio Grande do Sul passa a contabilizar 748 mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia. Os falecimentos mais recentes aconteceram nos municípios de São Sebastião do Caí, São Leopoldo, Gravataí, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Rio Grande e Frederico Westphalen. O Estado registra ainda 32.836 pessoas infectadas pela doença.

Perfil das vítimas

Em São Sebastião do Caí, a vítima é um homem de 75 anos que estava internado na UTI do Hospital Sagrada Família. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente já tinha várias comorbidades anteriores e teve seu estado de saúde agravado pelo novo coronavírus.

Em São Leopoldo, o 23º óbito pela doença aconteceu no Hospital Centenário, onde uma mulher de 62 anos faleceu na madrugada de hoje. Ela estava internada na área Covid da instituição desde 24 de junho e tinha histórico de insuficiência renal e hipertensão.

Ainda nesta manhã, a Prefeitura de Gravataí confirmou a 17ª morte por Covid-19 na cidade. A vítima é um homem de 40 anos, que faleceu no Hospital Universitário, em Canoas. O paciente possuía diabetes, hipertensão e asma. Em Caxias do Sul, na Serra, foi registrou o 23º óbito pela doença. Trata-se de um idoso de 94 anos, que estava internado na UTI do Hospital Pompeia desde o dia 17 de junho e faleceu nesse domingo. O idoso era hipertenso, diabético e cardiopata.

Em Arroio dos Ratos, a prefeitura informou o terceiro óbito por coronavírus. Trata-se de uma uma mulher de 85 anos, que era hipertensa, e estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Ana Neri, de Santa Cruz do Sul. Ela faleceu na noite desse domingo. Já em Frederico Westphalen foi confirmada a terceira morte por Covid-19. A paciente de 53 anos morreu nesse domingo por complicações de hipertensão arterial, cardiopatia, diabetes e arteriosclerose.

E em Rio Grande, um homem de 74 anos foi a nona vítima da doença na cidade. Ele morreu na noite passada após ficar internado na UTI Covid da Santa Casa do município.

Mais de 32 mil infectados

O boletim divulgado nesse domingo pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa 727 mortes por coronavírus, mas não considera outras 21 já confirmadas pelas prefeituras: quatro pessoas em Porto Alegre (dois homens com 46 e 75 anos e duas mulheres de 87 e 49 anos), duas em Gravataí (homens, 40 e 58), duas em Rio Grande (homens, 74 e 81), São Sebastião do Caí (homem, 75), São Leopoldo (mulher, 62), Arroio dos Ratos (mulher, 85), Caxias do Sul (homem, 94) Frederico Westphalen (mulher, 53 anos), Santa Vitória do Palmar (mulher, 56), Arambaré (homem, 67), Campo Bom (homem, 80), Pelotas (homem, 87), Ronda Alta (homem, 47), Sapiranga (homem, 50), Três Palmeiras (homem, 47) e Alegrete (mulher, 83).

Porto Alegre é a cidade com mais mortes no Estado, com 118, seguida de Passo Fundo, com 46, e Bento Gonçalves, com 34. O balanço do governo estadual segue defasado no que se refere ao número de casos confirmados da doença. A SES cita 31.955, entretanto, não contabiliza outros 881 já reportados pela prefeitura de Porto Alegre, o que eleva para 32.836 casos em todo o Rio Grande do Sul. O número estimado de recuperados é de 26.358, ou seja, uma porcentagem superior aos 82% dos casos totais.

A Covid-19 está presente em 415 dos 497 municípios gaúchos. A incidência da doença é hoje de 280,9 infectados a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. A letalidade aparente se mantem a mesma de ontem, 2,3%. A taxa de ocupação dos leitos de todas as enfermidades é de 73,3%.