A região Sul do Brasil, que na última semana foi atingida por um ciclone bomba, pode sofrer novamente com fenômenos meteorológicos. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, está previsto para a próxima quarta-feira (8) um ciclone extratropical que deve ter seu início no litoral do Rio Grande do Sul e pode causar efeitos também em Santa Catarina e no Paraná.
🔴 ALERTA | Centro de baixa pressão que dará origem a novo ciclone (menos intenso que o último) na metade da semana trará muita chuva para parte do Rio Grande do Sul. A @metsul alerta para a possibilidade de enchentes em bacias com nascentes na Serra. https://t.co/fHWCD1EN0U
— MetSul.com (@metsul) July 5, 2020
Apesar do alerta da MetSul, a empresa esclarece que este é um fenômeno recorrente e apenas no mês de abril foram registrados quatro. O ciclone extratropical causa ventos fortes e tempestade, porém, com efeitos bem menores que os registrados no dia 30 de junho. “É fenômeno recorrente, ou seja, acontece com grande frequência. Só em abril foram quatro. Nenhum dado indica hoje novo “ciclone bomba”. É FALSO! Muito menos que “pode devastar”. É MENTIRA!, esclareceu a MetSul através da sua conta oficial no Twitter.
“Existe a possibilidade de um novo ciclone extratropical nos afetar no Sul do Brasil nos próximos dias. Diversos modelos numéricos apontam a formação de um centro de baixa pressão e o seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande do Sul no dia 8 deste mês”, reforçou o MetSul.
Este novo fenômeno, que indica a formação de um sistema de baixa pressão, não deve devastar casas e nem causar mortes. A perspectiva é que novas tempestades atinjam os estados do sul e fortes ventos passem pelas cidades após uma frente fria que chega neste domingo (05). Cidades do norte e noroeste do Rio Grande do Sul e também regiões do oeste catarinense têm previsão de tempestade também na data.