Após o trabalho de recomposição das redes elétricas nas áreas atingidas pela atuação do ciclone bomba no início da noite de terça-feira, a CEEE Distribuição informou ter restabelecido a energia para 99% dos 750 mil clientes que ficaram sem luz. O Litoral Norte concentra a maioria dos casos, que são pontuais, pois cada serviço atende a um grupo pequeno de pessoas. A região Metropolitana ainda tem diversos casos isolados (onde um serviço restabelece um único cliente), enquanto as regiões Centro Sul e Sul estão quase normalizadas. As equipes seguem trabalhando, mas a complexidade dos estragos e a quantidade de serviços ainda são muito grandes.
De acordo com a Companhia, a expectativa é concluir a recomposição dos danos causados pelo ciclone bomba neste domingo. Aproximadamente 2 mil profissionais entre eletricistas, equipes de retaguarda, terceirizados e teleatendentes seguem trabalhando na recomposição das redes danificadas. Os danos causados pela passagem do ciclone atingiram principalmente o Litoral Norte do Estado e Região Metropolitana, incluindo a Capital. Mas também foram registradas ocorrências nas regiões de Pelotas, Litoral Sul e Camaquã. A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou ventos com velocidade de até 85,1 Km/h entre 03h e 04h na madrugada de quarta-feira, 1º, mas como as construções e topografia afunilam o vento, essa velocidade deve ter sido superada em alguns pontos da Capital.
Entre as principais ocorrências estão quedas de árvores sobre a rede elétrica, que causaram rompimento de fios e postes em toda a área de concessão. No Litoral Norte, duas linhas de transmissão foram interrompidas. Uma liga a subestação Arroio do Sal à Capão Novo (e abastece mais de 33 mil clientes) e a outra faz a conexão da Atlântida Sul 2 à Torres (e abastece mais de 51 mil clientes).
Contato com a Companhia
Uma indisponibilidade da operadora de telefonia Oi deixou o teleatendimento da CEEE (0800 721 2333) fora do ar entre as 17h de terça-feira, 30 e as 6h de quarta-feira, 01. Devido a congestionamento dos atendimentos por esse canal, a Distribuidora reforça que seja utilizado, preferencialmente, o SMS para informar falta de energia , enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307.