Oposição se mobiliza para derrubar veto de Bolsonaro sobre uso de máscara

Presidente sancionou lei que obriga proteção em espaços públicos, mas não em igrejas, escolas e comércio

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Partidos de oposição, como o PDT e PSB, vão tentar derrubar o veto publicado, nesta sexta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a lei que torna obrigatório o uso de máscara.

Em publicação no Diário Oficial da União (DOU), Bolsonaro sancionou parcialmente a lei que torna obrigatório o uso de máscara em espaços públicos e privados acessíveis ao público. Entre os vetos, o uso do equipamento de proteção em igrejas, escolas e no comércio.

Na avaliação do PDT, o ato “abre os caminhos para que a população descumpra as normas locais, ainda mais quando nesse quadro da pandemia, os Estados e Municípios estão intensificando a atuação para a contenção do contágio”. Por isso, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar o veto.

A bancada do PSB na Câmara dos Deputados também articulada a derrubada do veto presidencial. Na avaliação do líder da sigla, Alessandro Molon (RJ), Bolsonaro não para de sabotar o combate à doença.

“O Congresso aprovou o uso obrigatório de máscara, um instrumento necessário para salvar vidas, após ouvir especialistas de saúde. Na sua constante politização de uma questão sanitária, Bolsonaro condena brasileiros à morte”, argumenta Molon.