Covid: Estado atualiza, no fim da tarde, bandeiras do Distanciamento Controlado

Na última sexta, nove regiões foram classificadas como a cor vermelha. Três recorreram e conseguiram reverter medida

Foto: Alina Souza / CP

O governo gaúcho atualiza, no fim da tarde desta sexta, as bandeiras do mapa do Distanciamento Controlado, que visa frear o contágio da Covid-19. O governador Eduardo Leite já informou que a primeira quinzena de julho é crucial para tentar conter a expansão da doença. Desde a terça passada, subiu de quatro para seis, de um total de 20, o total de regiões operando com o regramento da bandeira vermelha, que só permite que serviços essenciais sigam abertos ao público.

A oitava atualização do mapa da Covid ocorreu na sexta-feira passada. Nove regiões receberam bandeira vermelha, o que representa risco alto de contágio. Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões recorreram e conseguiram reverter o regramento para a bandeira laranja. Permanecem sob a bandeira vermelha as cidades das áreas de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Passo Fundo e Santo Ângelo. Com isso, 76 cidades tiveram de endurecer as medidas de isolamento.

Além disso, mesmo que possam eventualmente evoluir para a coloração laranja, as macrorregiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa vão continuar na vermelha por terem sido classificadas pela segunda vez dessa forma em um período de 21 dias.

Desde a última atualização, as medidas restritivas englobaram 5,2 milhões de pessoas, totalizando 46% da população gaúcha.

Do momento em que as bandeiras forem atualizadas, hoje, prefeitos e regiões que quiserem recorrer terão prazo até as 6h30min de domingo. Na segunda-feira, o comitê de crise analisa as justificativas, bate o martelo quanto ao mapa definitivo e põe os regramentos em vigor a partir de terça.