Um dia após o temporal, 119 mil clientes seguem sem luz no RS

Do total, 74 mil consumidores são da área da CEEE e outros 45 mil na abrangência da RGE

sem luz
Foto: Prefeitura de Dom Pedrito / Divulgação

Um dia após a passagem de um ciclone extratropical, 119 mil clientes ainda seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Desse número, 74 mil consumidores são da área de concessão da CEEE e 45 mil da área pertencente à RGE. No pico do temporal, quase um milhão de pontos ficaram sem luz em todo o Estado.

Dos locais sem abastecimento por parte da CEEE, 29 mil estão no Litoral Norte, sendo 5 mil em Imbé, 3,9 mil em Torres e 2,3 mil em Três Cachoeiras. Na Região Metropolitana são 20 mil clientes sem luz, sendo que a cidade de Viamão tem 10 mil desabastecidos e Porto Alegre, 7 mil. Na região Sul do Estado, a CEEE contabiliza 15 mil consumidores às escuras, sendo 9 mil em Pelotas e outros 3 mil em Jaguarão. No litoral Sul são 5,5 mil clientes, sendo que 4,8 miil são em Santa Vitória do Palmar. Já no Centro-Sul, há outros 4,5 mil sem energia (1,5 mil em Barão do Triunfo e 1,1 mil em Cerro Grande do Sul).

Já na área da RGE, 45 mil clientes seguem com o fornecimento prejudicado em toda a área de concessão. A maioria dos desabastecidos vive nas regiões do Planalto e da Serra. A RGE segue com as equipes mobilizadas para restabelecer o serviço, mas salienta que a complexidade dos danos e a dificuldade de acesso em alguns locais comprometem a velocidade do reparo.

Falta de energia provoca desabastecimento de água na Capital

A falta de energia também afeta as estações do Dmae nos bairros Espírito Santo e Pitinga, na zona Sul de Porto Alegre. O desabastecimento de água atinge moradores dos bairros Espírito Santo, Serraria, Guarujá, Pitinga, Lomba do Pinheiro e Quirinas. Equipes do Dmae também trabalham nos bairros Belém Velho, Aberta dos Morros e Vila Nova para retomada do sistema.