Vigilância Sanitária interdita supermercado em Caxias do Sul

Por descumprir medidas sanitárias previstas em decreto, local fica fechado por, no mínimo, uma semana

Foto: PMCS / Divulgação

A Vigilância Sanitária de Caxias do Sul, na Serra, interditou no fim da tarde desta quarta-feira o supermercado Zaffari, localizado na rua Borges de Medeiros, no centro da cidade, por infrações a leis e decretos vigentes em razão da pandemia de coronavírus.

Dentre os apontamentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) salienta que o supermercado não notificou todos os casos de trabalhadores com síndrome gripal que testaram positivo para a Covid-19 dentro do prazo estabelecido pelo Decreto Municipal 20.960/2020.

Em inspeção, os agentes constataram funcionários sem máscara dentro do estabelecimento. Além disso, a Vigilância esclarece que trabalhadores que testaram positivo ou que tiveram contato com caso confirmado não foram afastados nem encaminhados imediatamente para atendimento médico.

O gerente da unidade recebeu o Auto de Infração, no fim da tarde desta quarta-feira, informando a interdição por, no mínimo, uma semana. A Vigilância Sanitária recomendou a higienização completa da unidade, o monitoramento diário das condições clínicas dos funcionários, a criação de um Plano de Contingência, entre outras adequações necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e da população.

Até o momento, dos 238 funcionários testados no dia 27 de junho, 25 tiveram o resultado positivo para Covid-19. Antes dessa data, outros quatro tiveram a confirmação do contágio por meio do exame RT-PCR. A SMS aguarda ainda os demais resultados, que ainda não foram recebidos, mesmo com o Termo de Intimação nº 8541 lavrado e entregue à empresa.

O Grupo Zaffari emitiu nota sobre o caso. Veja o texto na íntegra:

Em atendimento ao Plano de Contingências do Covid-19 e com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul informamos:

Na unidade Centro de Caxias do Sul foram verificados quatro casos de colaboradores com sintomas gripais, que já estavam afastados. Com esta informação reforçamos os cuidados iniciando pela testagem de todos os colaboradores desta unidade no dia 27/06. Dos 238 colaboradores ativos, nos resultados iniciais, foram constatados 25 funcionários com resultado positivo, todos assintomáticos. De imediato foram afastados das atividades.

No dia 28/06, domingo, a loja passou por um completo processo de qualificação sanitária (higienização) através de empresa especializada. Na sequência, os colaboradores afastados tiveram a coleta de amostra de sangue nas suas residências, para novo exame laboratorial, cujos resultados estamos aguardando para informar a SMS de Caxias do Sul.

Pelos protocolos de prevenção, por precaução, foi definido pela paralização (sic) momentânea das atividades. Nossos técnicos continuarão em contato com as autoridades sanitárias municipais visando a normalização das atividades.