Temporal: meio milhão de clientes seguem energia elétrica no RS

Há 430 mil economias desabastecidas na área de abrangência da CEEE e 129 mil na da RGE

Foto: DCMR / Divulgação / CP

Os boletins mais recentes da CEEE e da RGE dão conta de que 559 mil clientes seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul em razão do ciclone que atingiu a região. Conforme a CEEE, há 430 mil economias desabastecidas na área de abrangência da empresa. Desses, 165 mil do Litoral Norte, 161 mil da região Metropolitana, 62 mil da região de Pelotas, 24 mil em Rio Grande e 18 mil em Camaquã.

No litoral Norte, os municípios mais afetados incluem Tramandaí (32 mil clientes), Capão da Canoa (20 mil), Cidreira (19 mil) e Imbé (14 mil). Já na região Metropolitana, Porto Alegre segue com 80 mil pontos sem luz, 30 mil em Viamão, 15 mil em Guaíba e outros 15 mil em Alvorada. Na região Sul, Pelotas contabiliza 40 mil economias desabastecidas, Capão do Leão, 4,5 mil e Jaguarão, 3 mil.

O Litoral Sul teve afetadas as cidades de Rio Grande (14 mil clientes), Santa Vitória do Palmar (6,5 mil) e Chuí (3,5 mil). No Centro Sul, foram São Lourenço do Sul (4 mil), Arambaré (4 mil) e Cristal (3 mil).

Na área de RGE, há 129 mil clientes com o fornecimento prejudicado. Da região de concessão, um dos municípios mais castigados pelo temporal é Erechim, com 11 mil locais sem energia.

A RGE informou que está com equipes mobilizadas para restabelecer o serviço, mas a complexidade dos danos, a dificuldade de acesso em alguns locais, estradas fechadas e principalmente, a continuidade da chuva, comprometem o trabalho, o que pode demorar mais tempo para a normalização do serviço.