Prorrogadas inscrições do concurso cultural pelos 50 anos do Parque Assis Brasil

Inaugurado em 1970, Parque se tornou lar da Expointer a partir de 1972. Foto: Governo do RS

As inscrições para o concurso cultural em homenagem aos 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil foram prorrogadas até o dia 10 de julho. O objetivo do concurso é premiar os melhores artistas nas categorias “Pintura” e “Escultura-Símbolo”. O certame será realizado com o apoio da Sedac, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

“Este ano comemoramos os 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil, e nada melhor para marcar esta data do que a valorização da cultura e dos artistas do nosso Rio Grande. Temos certeza que deste concurso sairão grandes obras que levarão a representação da força da nossa agricultura à eternização em uma obra de arte”, destaca o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

O concurso é uma parceria inédita entre as duas secretarias estaduais. “Ao comemorar o cinquentenário do Parque de Exposições, a Seapdr, além registrar em obras de arte esse momento histórico, reconhece profissionalmente a importância dos artistas visuais, que representam nesse certame os trabalhadores da cultura, no processo de construção simbólica e concreta do nosso Estado”,  avalia André Venzon, IEAVi.

A pintura artística e escultura-símbolo devem representar aspectos formais, simbólicos e identitários da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. A inscrição no concurso é gratuita e aberta a artistas residentes no Estado.

Os vencedores receberão premiação financeira de R$ 15 mil; a pintura vencedora será exibida permanentemente na sede da Seapdr, em Porto Alegre. Já a escultura-símbolo será instituída como honraria da secretaria, cuja reprodução poderá ser concedida a pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços às atividades da Agricultura, Pecuária ou Desenvolvimento Rural.

O regulamento do concurso neste link.