A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nessa terça-feira, os novos integrantes do órgão, entre os quais o cineasta gaúcho Otto Guerra. Com isso, ele passa a ser um dos 819 novos integrantes a votar no Oscar.
“A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está estendendo convites para se juntar à organização a 819 artistas e executivos que se destacaram por suas contribuições aos filmes. A classe de 2020 é feita 45% de mulheres, 36% de comunidades étnicas / raciais sub-representadas e 49% internacional de 68 países. Existem 75 indicados ao Oscar, incluindo 15 vencedores e cinco ganhadores de prêmios científicos e técnicos. Aqueles que aceitarem os convites serão as únicas adições à associação à Academia em 2020”, informou um comunicado oficial.
David Rubin, presidente da Academia, saudou os novos integrantes, chamando-os de “ilustres companheiros de viagem”. “Sempre adotamos talentos extraordinários que refletem a rica variedade de nossa comunidade cinematográfica global, e agora mais do que nunca”, completou.
Recentemente, Otto Guerra havia sido indicado, novamente, como finalista dos Prêmios Platino, pelo trabalho de animação A Cidade dos Piratas. Diretor de animações premiadas como Rocky & Hudson (1994), Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) e Até que a Sbórnia nos Separe (2013), o cineasta comemorou em redes sociais: “No meio da quarentena, ciclone e frente fria, recebo a notícia de que sou o mais novo membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O Oscar, aquele eheheheh Só me resta beber. Tim-tim!”.