O governador Eduardo Leite confirmou, em live nas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira, que 1.119 pessoas foram atingidas pelos efeitos de um ciclone que atuou no Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento divulgado pela Defesa Civil, com dados apurados até as 11h de hoje, 921 residências foram afetadas pela chuva, por ventos e pela queda de granizo nas últimas 48 horas.
Conforme Leite, as cidades de Iraí, Cacique Doble, Barracão, Vacaria e Capão Bonito do Sul foram as mais atingidas, de um total de 19. Um novo levantamento deve ser divulgado pela Defesa Civil às 17h.
Em Vacaria, o vendaval deixou 520 pessoas desalojadas e danificou 130 imóveis. No município de Cacique Doble, 150 casas foram destelhadas, com danos em três empresas e queda de árvores em diversas estradas do interior. Há 84 pessoas desalojadas neste momento.
Em Capão Bonito do Sul, a tempestade deixou 400 pessoas desalojadas e causou danos em cem residências. Na cidade de Barracão, o hospital municipal ficou parcialmente destelhado e cem residências afetadas pelos vento forte.
“A gente também faz o monitoramento hidrológico dos principais rios do Estado, que seguem em elevação, com destaques para as bacias do Ijuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí. Não temos previsão de volumes significativos de precipitação de chuva nas próximas horas que aponte para uma elevação maior, mas esses rios ainda podem seguir em elevação em razão do deslocamento das águas”, alertou o governador.
Nível dos rios preocupa
A Defesa Civil Estadual, juntamente com a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), monitora a elevação dos níveis dos rios. Conforme o coordenador da Defesa Civil gaúcha, coronel Júlio Cesar Rocha, São Sebastião do Caí contabiliza 73 pessoas alojadas em um ginásio municipal. “O rio Caí subiu e é o único município do estado com pessoas desalojadas [em função de enchente]“, disse.
Na bacia do Taquari-Antas o nível do rio das Antas entrou em em declínio, porém o rio Taquari segue em elevação nos pontos mais a jusante da bacia e acima das cotas de inundação em Estrela com tendência de estabilização somente no fim da tarde desta quarta. Os rios Ijuí e Gravataí devem seguir em elevação ao longo do dia e provavelmente até a quinta-feira em função do tempo de concentração dessas bacias.
O rio dos Sinos também deve seguir em elevação ao longo do dia e já se encontra acima dos limiares de inundação, principalmente nas proximidades de Campo Bom.
Rocha disse que o órgão está em alerta total. “Todo o nosso efetivo está no terreno fazendo levantamento e levando apoio e suporte às prefeituras”, disse Rocha. Segundo ele, foram distribuídos cerca de 3 mil metros quadrados de lona e equipes seguem auxiliando na colocação de telhas e desobstrução de vias.