Ao menos 895 mil consumidores estão sem luz no RS em virtude do temporal

750 mil clientes são da área de concessão da CEEE e outros 145 mil da RGE

Foto: EPTC / Reprodução Twitter

O temporal registrado entre a noite dessa terça-feira e a madrugada de hoje deixam ao menos 895 mil consumidores sem energia elétrica em todo o Rio Grande do Sul. Desse número, 750 mil clientes são da Companhia Estadual de Energia Elétrica e outros 145 mil da área de concessão da RGE.

Segundo a CEEE, os maiores problemas ocorrem no Litoral Norte onde 310 mil consumidores estão as escuras. Já em Porto Alegre e Região Metropolitana há outros 303 mil consumidores sem luz. A companhia registra ainda 77 mil afetados na região de Pelotas, 30 mil no Litoral Sul e outros 30 mil em Camaquã. A Companhia ainda não estima previsão para normalizar o fornecimento.

Já na área de concessão da RGE são 145 mil clientes com o fornecimento prejudicado em toda a área de concessão. Destes, 37 mil se concentram na região de Erechim, uma das mais castigadas pelo temporal. A RGE está com suas equipes totalmente mobilizadas para restabelecer o serviço, priorizando a segurança dos colaboradores em campo e da população. No entanto, a complexidade dos danos, a dificuldade de acesso em alguns locais, estradas fechadas e principalmente, a continuidade da chuva, dificultam o trabalho, o que pode demorar mais tempo para a normalização do serviço.

Ventos

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as rajadas de vento chegaram a 116 km/h em Santa Vitória do Palmar no início da madrugada, a 97,6 km/h entre 03h e 04h em Pelotas e a 95,8 km/h entre 06h e 07h em Tramandaí. Na Capital, a estação meteorológica do aeroporto marcou 85,1 km/h entre 03h e 04h, mas o efeito de afunilamento pelas construções e topografia tendem a acelerar o vento em outros pontos da cidade, com rajadas superiores.