Ministério estabelece regras de combate à nuvem de gafanhotos

Pasta montou plano de ação caso os animais cheguem ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Pasta montou plano de ação caso os animais cheguem ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina | Foto: Senasa / Argentina / CP

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou nesta terça-feira (30) as regras para o combate à nuvem de gafanhotos caso os animais cheguem ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo o texto, o órgão estadual de Defesa Agropecuária precisará enviar informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro e monitorar as características delas.

O Mapa autoriza o uso de agrotóxicos para suprimir o surto, determina a existência de mecanismos de controle do uso destas substâncias e indica a dosagem a ser usada contra os insetos – os valores estão disponíveis em portaria do DOU.

Os agrotóxicos podem ser aplicados por meio de tratores ou de forma aérea. Segundo a pasta, “as autorizações previstas nesta portaria permanecerão vigentes enquanto perdurar a situação de emergência fitossanitária”.