O prazo para envio de documentação para seleção de estudantes interessados em acessar o Programa Bolsa Juventude Rural foi prorrogado até 24 de julho, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (26/6). “O novo adiamento se fez necessário em função da suspensão das aulas na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, devido à pandemia do Covid-19”, explica o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Antes, o prazo já havia sido prorrogado até 14 de junho.
Para 2020, estão disponíveis até 471 bolsas, sendo 375 por meio do orçamento 2020 e 96 do saldo residual de exercícios anteriores. O benefício é de R$ 200 mensais, por dez meses, a serem pagas a partir de maio de 2020, independentemente da data de concessão/contratação.
Para 2020, visando à qualificação do programa e o auxílio aos jovens, haverá a necessidade de envio, junto à documentação mínima exigida pela lei, de um pré-projeto, que servirá de base para a elaboração do projeto produtivo que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa.
O Programa Bolsa Juventude Rural alia educação, permitindo aos jovens acesso e permanência na escola durante o Ensino Médio, e desenvolvimento rural, com a implantação de projetos produtivos que garantem a permanência do jovem no campo.
Das 471 bolsas oferecidas, serão disponibilizadas 200 para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 271 para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.