Guarda Municipal de POA usa drones e câmeras de monitoramento para fiscalizar aglomerações

Equipes de fiscalização autuaram apenas duas pessoas, na Praça Otávio Rocha. Já na Orla do Guaíba, foram necessárias apenas abordagens instrutivas por parte dos agentes.

agentes guarda municipal
Foto: Alina Souza./ Correio do Povo

A Guarda Municipal de Porto Alegre, após publicação do novo decreto do prefeito Nelson Marchezan Jr., está trabalhando intensamente na fiscalização dos espaços públicos da cidade. Drones da Guarda Municipal e as câmeras do Centro de Comando de Porto Alegre estão sendo utilizadas para o controle de aglomerações. “Há o consenso de que as famílias, que estão fazendo a quarentena juntas, reunidas na Orla do Guaíba, por exemplo, não são nossa maior preocupação. As grandes aglomerações, sim. Essas ferramentas e recursos nos auxiliam na identificação rápida da concentração de pessoas de maneira inadequada”, garantiu o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Imagens das câmeras de monitoramento do Centro de Comando de Porto Alegre da Orla do Guaíba no último fim de semana. (Foto: Twitter / Centro de Comando de Porto Alegre)

Nascimento comemorou que, até o momento, as equipes responsáveis pela fiscalização e orientação da população autuaram apenas duas pessoas na Praça Otávio Rocha. Já na Orla do Guaíba, foram necessárias apenas abordagens instrutivas por parte dos agentes. “Nosso inimigo nesta guerra não é a população, mas o vírus invisível”, ressalva. As multas para quem descumprir o decreto municipal vão de R$ 4,75 a R$ 8.000,00.

Em entrevista ao programa Direto Ao Ponto, da Rádio Guaíba, nesta terça-feira (30), o comandante manifestou preocupação com as condições climáticas dos próximos dias. O tempo chuvoso poderá levar as aglomerações para ambientes fechados. Marcelo destacou que “por mais que nós tenhamos decretos, é fundamental a colaboração da população”, seja nos espaços públicos ou privados.

Nascimento finalizou sua participação incentivando a população a realizar denúncias em relação às aglomerações indevidas, como festas clandestinas e reuniões. Equipes da Guarda Municipal também monitoram as redes sociais para evitar aglomerações irregulares.