A Guarda Municipal de Porto Alegre, após publicação do novo decreto do prefeito Nelson Marchezan Jr., está trabalhando intensamente na fiscalização dos espaços públicos da cidade. Drones da Guarda Municipal e as câmeras do Centro de Comando de Porto Alegre estão sendo utilizadas para o controle de aglomerações. “Há o consenso de que as famílias, que estão fazendo a quarentena juntas, reunidas na Orla do Guaíba, por exemplo, não são nossa maior preocupação. As grandes aglomerações, sim. Essas ferramentas e recursos nos auxiliam na identificação rápida da concentração de pessoas de maneira inadequada”, garantiu o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
Nascimento comemorou que, até o momento, as equipes responsáveis pela fiscalização e orientação da população autuaram apenas duas pessoas na Praça Otávio Rocha. Já na Orla do Guaíba, foram necessárias apenas abordagens instrutivas por parte dos agentes. “Nosso inimigo nesta guerra não é a população, mas o vírus invisível”, ressalva. As multas para quem descumprir o decreto municipal vão de R$ 4,75 a R$ 8.000,00.
Em entrevista ao programa Direto Ao Ponto, da Rádio Guaíba, nesta terça-feira (30), o comandante manifestou preocupação com as condições climáticas dos próximos dias. O tempo chuvoso poderá levar as aglomerações para ambientes fechados. Marcelo destacou que “por mais que nós tenhamos decretos, é fundamental a colaboração da população”, seja nos espaços públicos ou privados.
Confira aos sábados e domingos, a partir das 16:30, a movimentação dos porto-alegrenses ao vivo da Orla do Guaíbahttps://t.co/r61nc1gGll pic.twitter.com/10kglAjshr
— Centro de ComandoPOA (@CEIC_POA) June 22, 2020
Nascimento finalizou sua participação incentivando a população a realizar denúncias em relação às aglomerações indevidas, como festas clandestinas e reuniões. Equipes da Guarda Municipal também monitoram as redes sociais para evitar aglomerações irregulares.