Ciclone causa estragos e mortes em SC após ventos de quase 130 km/h

Temporal atingiu quase todo o território do estado vizinho nesta terça

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

A tarde desta terça-feira teve temporais e vento forte em Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil do estado vizinho, rajadas de quase 130 km/h, impulsionadas por um ciclone extratropical, foram registradas em Urupema, Indaial e Bom Jardim da Serra.

Três pessoas morreram, segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do estado, até as 18h. Uma idosa de 78 anos perdeu a vida em Chapecó atingida por uma árvore, e um homem, em Santo Amaro da Imperatriz, morreu após ser atingido por fios de alta-tensão. O terceiro óbito ocorreu na cidade de Tijucas, após um desabamento. No local, outra pessoa está desaparecida.

Diversas cidades catarinenses registraram vento muito forte. Em Balneário Camboriú, moradores fizeram imagens da força do ciclone. Janelas de prédios foram quebradas e equipamentos de segurança de construção civil foram carregados pela tempestade.

Na grande Florianópolis, mais destruição. O temporal atingiu com força a ilha e a região metropolitana da capital catarinense.

O temporal também derrubou árvores e atrapalhou o trânsito em rodovias catarinenses. Houve relatos de ocorrências na BR 470, em Rio do Sul.

O Oeste Catarinense também registrou destruição. Cidades como Chapecó e Palmitos, ambas na região, também foram atingidas pelo fenômeno.

Em várias regiões do estado, houve relatos de destelhamento de casas, quedas de árvores, estragos em empresas e veículos atingidos pelo que havia sido carregado pelo temporal.

Mais de um milhão de consumidores ficaram sem energia elétrica ao longo desta terça-feira. Além disso, parte da população segue sem telefone e serviço de internet.

Há o alerta para a formação de um ciclone extra-tropical na costa catarinense. Por conta disso, não está descartada a presença do fenômeno no território gaúcho nesta quarta-feira. Além disso, as chuvas devem permanecer em território catarinense, perdendo intensidade apenas na segunda metade do dia.