Chuva causa destelhamento e bloqueia estradas na Serra e no Vale do Caí

Defesa Civil de São Sebastião do Caí já trabalha com a possibilidade de o rio Caí chegar a 11 metros de altura ainda nesta terça-feira

Rio Caí registrou elevação de 60 centímetros por hora nesta terça-feira / Foto: Ricardo Marques / Prefeitura de São Sebastião do Caí / CP

A Defesa Civil de São Sebastião do Caí já trabalha com a possibilidade de o rio Caí chegar a 11 metros de altura, ainda nesta terça-feira, devido ao grande volume de chuva. Se a previsão se confirmar, o manancial pode sair do leito e invadir ruas ribeirinhas do bairro Navegantes. Com isso, a corporação não descarta a possibilidade de remoções de famílias da região.

No início da tarde de hoje, o rio marcou 7,60 metros, subindo 60 centímetros por hora. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Pedro Griebler, o órgão está em alerta. “Já choveu 88 milímetros. Estamos monitorando o rio na cidade de Feliz, que está subindo rápido. Com correnteza forte, a tendência é que o mesmo siga ocorrendo no Caí nas próximas horas”, destacou.

Além do Vale do Caí, municípios da Serra e dos Campos de Cima da Serra registraram transtornos nesta terça. Ventos fortes e granizo atingiram a área urbana e o interior dos municípios de Vacaria, Campestre da Serra, Muitos Capões e Monte Alegre dos Campos por volta das 11h. Foram registrados estragos em casas e galpões, além de queda de árvores e postes causando falta de energia elétrica em alguns pontos dessas cidades.

Em Vacaria, o vendaval destelhou casas na área urbana e atingiu também a região do 5º Distrito. Monte Alegre dos Campos registrou queda de granizo nas localidades da Capela da Luz, Enxovia e também na área urbana do município. A cidade, a exemplo de Campestre da Serra e Muitos Capões, também teve casas destelhadas pelo temporal.

Já em Caxias do Sul, a chuva de segunda e terça-feira causou transtornos em alguns bairros da cidade. No Samuara, um buraco se abriu no asfalto e um ônibus de fretamento acabou caindo. O coletivo ficou preso, mas ninguém se feriu.

Na Rota do Sol (RSC 453), perto da entrada do bairro Jardim das Hortênsias, uma árvore caiu sobre a pista e interrompeu o trânsito, já liberado.

Rodovia bloqueada em Farroupilha

Também houve deslizamento da base e do asfalto da ERS 448, em Farroupilha, o que provoca o bloqueio total do tráfego no acesso ao município de Nova Roma do Sul. O Comando Rodoviária da Brigada Militar (CRBM) de Farroupilha realizou o bloqueio do local. Motoristas que precisarem se dirigir a Nova Roma do Sul devem utilizar o acesso por Antônio Prado. O CRBM e o Daer ainda não divulgaram previsão para o conserto da rodovia.